O fato do pai abusar do consumo de alimentos gordurosos pode aumentar o risco de que suas filhas sejam concebidas com maior propensão para a diabete e a obesidade, diz um estudo recente publicado na Revista Nature.
Até agora sabia-se que os pais obesos ou diabéticos têm risco maior de transmitir esses problemas para os filhos, mas esta é a primeira vez que se encontra um indício científico que um fator não genético - a dieta paterna - pode desencadear processo diabético na descendência.
Cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul submeteram ratos machos a uma dieta de alto conteúdo de gordura, o que causou problemas de obesidade e tolerancia à glicose, que transmitiram aos descendentes do sexo feminino gerados com fêmeas normais. Os cientistas encontraram, nos filhotes, anomalias nas células beta do pâncreas, encarregadas de produzir insulina, que é o hormônio que controla o nível de açúcar do sangue.
Segundo Margareth Morris, que chefiou o estudo, o risco de desenvolver diabete pode ser similar no caso de filhotes machos, embora o estudo só tenha analisado fêmeas.
Em comentário que acompanha o artigo, o biólogo Michael Skinner, da Universidade de Whashington, considera a descoberta surpreendente, já que normalmente alterações nas células comuns do corpo não afetam as células germinativas - no caso do macho, os espermatozóides - e portanto não teriam como passar para geração seguinte. Skinner especula que a dieta poderia ser um fator ambiental que afeta a expressão dos genes, e não o material genético em si, durante a formação dos espermatozóides.
Portanto, o exemplo de vida saudável e vitalidade positiva começa desde cedo, ou melhor deve ser adquirido desde de sempre!
A alimentação de uma criança é de vital importância, já que este é um período crucial para as fundações dos seus hábitos nutricionais.
A dieta de uma criança necessita de um planeamento especial - as necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes.
Ao contrário do que nossos avós faziam com os nossos pais, não se deve obrigar as crianças a comer esse ou aquele alimento. Existem muitas formas de incluir refeições aparentemente pouco saborosas no cardápio das crianças. Basta encontrar alternativas que auxiliem no processo de convencimento; substituição de alimentos e algumas “técnicas de disfarce” são muito bem vindas.
A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas, frequentes e ricas em nutrientes essenciais e as quantidades de cada alimento deverão ser estipuladas de acordo com a faixa etária de cada criança:
.jpg)
.jpg)
Esteja atento (a) a introdução alimentar adequada e saudável, priorizando o mais natural possível isento de corantes e conservantes, com uma orientação adequada e pertinente de um nutricionista.
Fontes:
- Livro Crescendo com Saúde, de Maria Luíza de Brito Ctenas e Márcia Regina Vitolo - Nature Magazine, October 2010
BARBARA MAGALHÃES DE CARVALHO - NUTRICIONISTA - CRN: 11645/P


Isso é fato... se você não der exemplo a criança pode ficar mais obesa que o próprio pai... Muito legal o post babi!
ResponderExcluirbjo
gui
É isso aí Gui,agora é só arrumar um pimpolho e cuidar da alimentação de ambos.
ResponderExcluirBeijossss