sábado, 21 de maio de 2011

CURIOSIDADE: CHOCOLATE AMARGO PODE SER BENÉFICO PARA HIPERTENSOS


 
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, comer chocolate diariamente pode fazer bem à saúde. De acordo com uma recente pesquisa realizada na Universidade de Adelaide, na Austrália, o chocolate rico em cacau pode reduzir a pressão sanguínea de pessoas que sofrem de hipertensão. A análise de 13 estudos realizados entre os anos de 1955 e 2009, envolvendo 15 testes, indicou que pessoas com hipertensão podem reduzir sua pressão em 5% com a ingestão de chocolate escuro em apenas duas semanas.

O chocolate amargo, rico em flavonóides, têm atraído interesse como uma alternativa de tratamento para a hipertensão. Os flavonóides além de serem antioxidantes, aumentam a produção de óxido nítrico que atua no relaxamento e dilatação das artérias, contribuindo desta forma para a redução da pressão sanguínea e consequentemente reduzindo os riscos de doenças cardíacas.

Em relação aos tipos de chocolates, os escuros de sabor amargo são considerados os mais benéficos. Eles possuem maior concentração de cacau e, por isso, contém maior quantidade de flavonóides. Já o chocolate ao leite e o chocolate branco, possuem pouco cacau e sua dose de flavonóides não foi considerada terapêutica quando testado seus efeitos sobre a saúde.

O chocolate é rico em gordura e açúcar, possui alto valor calórico e em excesso pode trazer danos ao organismo. Até então, existia preconceito com seu uso terapêutico, pois se pensava que os benefícios só viriam com a ingestão de grandes quantidades e seriam anulados pelos efeitos do alto consumo de açúcar e gordura. Porém um estudo realizado pela Universidade Dirk Taubertdell de Colonia, na Alemanha, comprovou que a ingestão de seis gramas de chocolate diariamente já é suficiente. Nesta quantidade o chocolate possui aproximadamente 30 calorias, não eleva o peso e auxilia no combate a hipertensão.

Começar a mudança dos hábitos alimentares inserindo um alimento saboroso diariamente é bastante atraente e facilita a adesão ao tratamento, porém o chocolate não é uma porção mágica que substitui a alimentação saudável. Par se ter bons resultados sobre a pressão sanguínea é importante praticar atividade física, reduzir o sal, a gordura saturada, os produtos industrializados e consumir verduras e frutas que além de serem nutritivas e pouco calóricas támbém são excelentes antioxidantes.

Fonte: Instituto Mineiro de Endocrinologia

BARBARA MAGALHÃES DE CARVALHO - NUTRICIONISTA-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a informação do dia.